Proteção de Dados

Uso de criptografia na área da saúde é impulsionada por novas tecnologias

Ainda temos muito o que melhorar em termos de uso e conscientização, mas instituições de saúde em todo o mundo estão cada vez mais se voltando para a criptografia como forma de proteger aplicativos e informações confidenciais de seus pacientes, para melhorar a segurança e atender aos requisitos de conformidade, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados.

Um dos fatores que contribuem para esse crescente interesse é a necessidade de proteger os dados usados ​​e gerados por novas tecnologias. Podemos citar por exemplo a Internet das Coisas (IoT), o Blockchain, os pagamentos digitais e muitas outras. É o que mostra o Estudo de Tendências de Criptografia Global de 2019 do Ponemon Institute, patrocinado por pela nCipher Security.

Além da conformidade com novas leis de proteção de dados em todo o mundo, outros fatores para implementar criptografia na área da saúde são a necessidade das empresas de evitar danos à reputação devido a uma violação de dados, proteger a propriedade intelectual e dados pessoais de seus pacientes contra criminosos cibernéticos.

Vantagens do uso da tecnologia de criptografia para proteção de dados

À medida que as empresas continuam a digitalizar dados e operações, e os consumidores adicionam cada vez mais tecnologia às suas vidas, a criptografia e a cibersegurança têm feito a convergência para um tema único: proteção.

Por outro lado, acompanhando esse processo evolutivo da tecnologia, as violações estão se tornando mais comuns na sociedade de hoje. Os hackers sabem que podem se beneficiar vendendo informações pessoais na dark web ou usá-las para fins como chantagem.

No entanto, a tecnologia de criptografia para proteção de dados está amplamente disponível e pronta para ser utilizada de forma facilitada em processos de negócio e na rotina diária dos usuários. Além disso, ela tem gerado várias vantagens estratégicas.

1. Você pode usá-la em vários dispositivos

Uma das principais vantagens da moderna tecnologia de criptografia é que você pode aplicá-la a todos ou à maioria dos dispositivos técnicos que você usa. Os dados em um iPhone, por exemplo, são criptografados por padrão, desde que você os bloqueie com uma senha ou com o recurso Touch ID. Em um telefone Android, é fácil configurar o uso de criptografia através de um recurso de segurança do próprio sistema.

Também existem opções gratuitas e pagas para criptografar o seu computador. Dependendo das suas necessidades, as empresas oferecem criptografia completa baseada em disco ou em arquivo. Além disso, há também opções disponíveis para criptografar o conteúdo em um cartão SD ou pen drive.

Como existem muitas possibilidades para pessoas que desejam criptografar seus dados, vale a pena pesquisar pelo menos para saber quais métodos são mais apropriados para você.

2. Pode ajudá-lo a evitar multas regulatórias

Dependendo do setor de atuação ou das políticas definidas pelo seu empregador, a criptografia pode ser obrigatória e não opcional.

No setor de saúde, por exemplo, as leis de privacidade dos pacientes exigem a manutenção de informações criptografadas. As organizações recebem multas significativas por não conformidade.

3. Ajuda você a ficar mais seguro ao trabalhar remotamente

Agora, as empresas exigem com mais frequência que os funcionários usem apenas dispositivos criptografados devido a incidentes de segurança que já aconteceram. Isso não surpreende, considerando os avanços tecnológicos que facilitam a produtividade dos funcionários em qualquer lugar.

No entanto, de acordo com um relatório norte-americano de 2018 publicado pela Shred-It, a maioria dos líderes de negócios acredita que os riscos de violação de dados são maiores quando as pessoas trabalham remotamente.

Mais especificamente, 86% dos executivos e C-Levels e 60% dos proprietários de pequenas empresas mantêm essa visão. Se você trabalha remotamente o tempo todo ou apenas ocasionalmente, a criptografia de dados ajuda a impedir que as informações caiam em mãos erradas.

4. Suporta integridade de dados

Outra coisa a ter em mente sobre a tecnologia de criptografia para proteção de dados é que ela ajuda a aumentar a integridade das informações. De fato, a criptografia sozinha não garante isso, mas é algo que você pode e deve usar como parte de uma estratégia geral. Se você precisa dos dados de forma estratégica, é mais fácil usá-los com confiança suficiente para tomar decisões de negócios.

A criptografia de dados pode ajudar a garantir que apenas as partes autorizadas acessem as informações de uma empresa para análise. Também diminui a probabilidade de um hacker adulterar com êxito os dados e essas ações passam despercebidas.

5. Criptografia de dados é uma salvaguarda da privacidade

Considere as informações que você já armazenou no seu smartphone ou computador. Assim você entenderá por que a criptografia mantém sua identidade segura junto aos seus dados.

Em um smartphone, por exemplo, os aplicativos de criptografia podem tornar praticamente impossível — ou pelo menos excepcionalmente desafiador — que qualquer pessoa não autorizada acesse suas informações. Aliás, em vários casos autoridades policiais tiveram dificuldade em investigar os dados do telefone em dispositivos criptografados.

Para usuários comuns que normalmente não se preocupam com o fato de seus telefones se tornarem evidências, a criptografia de dados pode impedir que detalhes sensíveis sejam inconscientemente colocados na internet.

Depois que os hackers comprometem informações como endereços de e-mail, os legítimos proprietários podem não saber o que aconteceu até que meses se passem.

6. Criptografia de dados pode fornecer uma vantagem competitiva

Como a criptografia de dados se aplica às informações estratégicas, pessoais ou corporativas, ela fornece proteção consistente que pode levar à tranquilidade das pessoas que lidam com dados.

Pesquisas mostram que uma porcentagem crescente de empresas sabe que é essencial criar um plano de criptografia. Um estudo de 2019 apresentado pelo Ponemon Institute descobriu que, durante o ano fiscal de 2018, 45% das empresas pesquisadas relataram ter uma estratégia geral de criptografia aplicada de forma consistente em suas organizações.

Um pouco menos (42%) mencionou ter uma estratégia de criptografia limitada usada para certos aplicativos ou tipos de dados. Por fim, apenas 13% disseram não ter uma estratégia.

Em suma, essa pesquisa sugere que se a sua empresa não priorizar a criptografia, ela poderá ficar para trás em comparação aos concorrentes. Por outro lado, a boa notícia é que o mercado de criptografia está crescendo.

7. O uso da tecnologia de criptografia para proteção de dados pode aumentar a confiança

Mesmo quando não é necessário criptografar dados devido a regulamentos de privacidade, algumas empresas optam por fazê-lo para mostrar a seus clientes que levam a privacidade a sério. Fazer essa afirmação é particularmente importante devido à confiança que muitas pessoas têm na internet.

De acordo com a Pesquisa Global CIGI-Ipsos sobre Segurança e Confiança na Internet de 2019, 53% dos entrevistados disseram que estavam mais preocupados com a privacidade online do que há um ano.

Além disso, a pesquisa indicou que quase metade dos entrevistados (49%) disseram que a desconfiança na internet os fez divulgar menos informações pessoais online. Surpreendentemente, apenas 19% das pessoas pesquisadas disseram usar criptografia para aumentar a segurança.

Essas descobertas abrem uma oportunidade para as empresas aumentarem a confiança do consumidor, declarando assim explicitamente como criptografam os dados do cliente. Embora os usuários finais também precisem assumir essa responsabilidade, as empresas podem solidificar sua reputação enfatizando o compromisso de incorporar as mais recentes tecnologias de criptografia em suas operações.

Essa é a hora de agir

Como você pôde acompanhar, o aumento na adoção da criptografia foi motivado por vários fatores, principalmente com o fato de que as organizações agora precisam se proteger contra ameaças que surgem todos os dias.

A criptografia, que é obtida com ferramentas de software ou hardware, como HSMs (módulos de segurança de hardware) ou mesmo EKM (Enterprise Key Management) como o Vormetric, geralmente é associada ao gerenciamento de chaves com base nas melhores práticas. A criptografia também está desempenhando um papel cada vez maior na proteção das organizações implantadas na nuvem.

Felizmente as empresas têm mais opções de proteção de dados hoje do que quando começou a corrida pela segurança. Essas opções incluem ter em cada organização suas próprias chaves e soluções de criptografia para fazer toda a gestão desse recurso, permitindo assim que as empresas apliquem a solução de criptografia e gerenciamento de chaves em várias plataformas.

Portanto, esse é o momento para garantir a proteção e privacidade de dados de sua instituição e de seus pacientes.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde. 

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los. Queremos contribuir para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica

Até breve!