Assinatura Digital

Soluções para distribuição do assinador digital em hospitais

A assinatura digital já é uma realidade em hospitais e instituições de saúde, tornando-as mais ágeis e organizadas. A assinatura digital gera economia e eficiência em uma série de processos nos setores que envolvem a área da saúde. Ou seja, a adoção de um assinador digital permite a realização dessa assinatura digital de documentos, além da sua verificação eletrônica, seguindo as normas do ICP-Brasil para oferecer validade jurídica nesse processo. E, para esse tipo de operação acontecer é necessária uma solução que realize assinaturas no navegador.

Desta forma, quando uma instituição de saúde adota a assinatura digital, um caminho comum a ser escolhido é ter um site para os colaboradores para acessarem e assinarem documentos nele. Como já explicado anteriormente, esse tipo de operação requer uma solução que realize assinaturas no navegador.

O que acontece é que, em alguns casos, a adoção do assinador digital é tranquila, mas em outros não. Por exemplo, quando uma organização é pequena ou média e poucas pessoas realizam assinaturas digitais, esse processo costuma ser mais fácil. Entretanto, há grandes instituições, como hospitais públicos ou privados, que precisam passar a solução para vários funcionários e aqui podem ocorrer problemas. Acompanhe o artigo e veja como resolver a distribuição do assinador digital para todos os colaboradores da sua instituição de saúde.

Um software direcionado a uma instituição e feito para realizar assinaturas digitais no navegador costuma ter vários componentes. Dessa forma, fica garantida a segurança de uma solução que terá acesso a arquivos importantes no computador de quem utilizará. Como garantir uma distribuição tranquila? Sem dúvida várias pessoas terão diferentes dificuldades em instalar tudo, isto é normal. Assim, deverá haver ao menos um colaborador que ajude essas pessoas e o processo será demorado.

Distribuição mais fácil para o usuário final

Se você se identifica com a situação citada acima, já deve ter se perguntado como resolver esse tipo de problema. Após acessarem a página, que pode ser enviada por e-mail com breves instruções, os colaboradores  precisarão apenas adicionar a extensão ao computador. Simples, não?

É importante ressaltar que este tipo de solução precisa de um componente adicional instalado na máquina do colaborador, além da extensão no navegador. Nenhum navegador permite que uma extensão faça alterações diretamente na máquina em que foi instalada. Afinal, imagina se qualquer máquina pudesse fazer isso? Por fim, cabe conferir se a solução que você pretende escolher facilita o processo de download e instalação do componente adicional.

Qual  extensão de navegador devo adotar?

O ideal é analisar as necessidades da sua instituição e uma solução que você confia, assim se chegar à melhor opção para o seu caso. A extensão ajuda bastante na distribuição e atualização do software de assinatura digital. Entretanto pode haver outras limitações, como o sistema operacional e a permissão de instalação. Portanto, se deve entender melhor quais os requisitos mais importantes para o uso final da aplicação.

Navegadores mais usados

De acordo com dados publicados pela StatCounter, os dois navegadores mais utilizados no mundo são o Google Chrome e o Mozilla Firefox, ocupando 80% do mercado sozinhos. No Brasil esse domínio é ainda maior. Por aqui o browser da Mozilla ocupa 6,1% do mercado, enquanto a Google alcança 85,55%. Juntos, Chrome e Firefox correspondem atualmente por mais de 91% dos navegares em uso no país.

Entre os sistemas operacionais a Microsoft lidera sozinha com o Windows e não é de hoje. Atualmente ele está em 78,32% dos computadores usados no mundo e em 88,34% do mercado brasileiro. Ele atinge quase a mesma cifra que Chrome e Firefox têm juntos entre os browsers.

Dificilmente a sua instituição não usa Windows e também é pouco provável que seus colaboradores não naveguem pelo Chrome ou pelo Firefox.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do pacientegerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!