Assinatura Digital Histórias de Sucesso

Projeto de assinatura digital no CRER

Juceli Fernandes é Supervisora de Prontuário Eletrônico no CRER. Ela esteve no CertFórum 2018 a fim de falar sobre o Projeto de Assinatura Digital da Instituição. Este case foi apresentado no CBIS 2016 em Goiania. O ITI teve conhecimento, reconhecendo assim projeto do CRER como uma experiência de certificação digital bem sucedida. Posteriormente, veio o convite para apresentar no CertForum 2018.

Segundo Juceli, dentre as melhoras resultantes da implantação da Assinatura Digital no CRER, “O principal benefício foi a segurança dos registros para os profissionais. No início, os profissionais tinham dúvidas ao usar esta nova tecnologia, mas que aos poucos foram se familiarizando por meio de campanhas internas. Além disso, a redução do espaço físico, agilidade no atendimento, sustentabilidade, entre outros.”

Desafios

Juceli apontou quais foram os principais desafios. “A assinatura digital do paciente seguindo a ICP-Brasil, diferente de uma assinatura digitalizada ou escaneada”. Além disso, ela também citou que, no escopo de evolução do PEP, aplicar duas ou mais assinaturas em um mesmo documento e incluir no prontuário os exames de gráficos realizados na instituição. Com isso, o processo seria ainda mais digital, pois atualmente ainda são impressos papéis nestas circunstâncias.

Trabalho em equipe

Sobre o projeto, diz: “é um trabalho de equipe, incluindo a alta direção, com incentivo muito forte do Diretor Geral Válney Luiz da Rocha, que com seu apoio continuam crescendo com a certificação digital”

Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER) é o primeiro complexo hospitalar público do Centro-Oeste atuante na reabilitação e readaptação, propagando novos modelos e desenvolvendo novas práticas, contribuindo para o desenvolvimento da saúde.

É reconhecido como CER IV (Centro Especializado em Reabilitação) pelo Ministério da Saúde. Além disso, também é acreditado com excelência pela Organização Nacional da Acreditação (ONA). Atua na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual. Hoje a unidade tem 33.275 metros quadrados de área construída e realiza, em média, 1.600 atendimentos por dia.

Cliente da E-VAL Saúde desde Abril de 2012, quando deu início ao Projeto de Assinatura Digital. Atualmente, no projeto são 784 profissionais com e-CPF A3 e 8 e-CPF A1. Com isso, deixaram de imprimir mais de 60.000 folhas por mês, que implicavam em 6 colaboradores só para arquivamento.

E-VAL Saúde

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação. Nosso foco é assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco! Os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los. Assim, contribuiremos para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.