Assinatura Digital Proteção de Dados

Os problemas que você resolve com o MADICS GED

Pacientes em tratamento, doenças, acidentes, emergências e uma infinidade de situações nos atendimentos. Instituições de saúde lidam com características e preocupações únicas, diferentes de qualquer outra área. Além disso, todo o trabalho gera uma grande quantidade de dados sensíveis, valiosos para pacientes, organizações e, claro, para criminosos cibernéticos.

O bem-estar das pessoas atendidas e o cuidado com informações são fundamentais, mas uma coisa não pode atrapalhar a outra. Então como organizar os dados trazendo benefícios aos cuidados médicos?

A gestão eficiente de documentos como prontuários é fundamental para essa conquista. Com ela é possível garantir segurança contra perda e roubo, além de agilizar os processos relacionados a procurar e armazenar os arquivos. Ainda há outros benefícios importantes que podem ser garantidos. Confira em nosso artigo!

Riscos relacionados com a má gestão de documentos

Todos os profissionais de saúde podem ficar sujeitos à perda de prontuários. Entretanto este é um problema sério para qualquer instituição, assim como para os pacientes. O desaparecimento de históricos médicos pode causar até mesmo danos à imagem da instituição envolvida. Afinal, como continuar um tratamento se o documento com as principais informações médicas da pessoa não existe mais? Como outros pacientes confiarão na organização? Além disso, os prontuários contém informações sensíveis que não devem cair em mãos erradas.

Os diversos documentos das instituições de saúde podem conter informações confidenciais sobre as próprias organizações, mas invariavelmente terão em seu conteúdo dados de saúde dos pacientes. Esse tipo de informação costuma ser confidencial e o seu vazamento pode prejudicar as vidas das pessoas afetadas. É perfeitamente compreensível alguém não querer compartilhar com qualquer um o seu estado de saúde, principalmente quando sofre de alguma doença grave. Por conta disso existem legislações importantes a serem seguidas. Pode haver regulamentos específicos para determinadas áreas, mas atualmente o destaque é a LGPD.

Dessa forma vemos como cuidar do armazenamento de prontuários é um cuidado importante e que deve ser considerado base para qualquer instituição. Felizmente hoje é possível contar com recursos eletrônicos para administrar e segurar documentos importantes.

Assinatura digital para o gerenciamento eletrônico de documentos com o E-VAL MADICS

Sempre procurando oferecer o melhor em segurança da informação para instituições de saúde, através do MADICS (Módulo de Assinatura Digital e Certificação em Saúde) a E-VAL te oferece caminhos para resolver diversos problemas com a integridade de documentos, o que possibilita uma recuperação confiável do conteúdo armazenado em formato digital por softwares de gerenciamento eletrônico. Além disso, nossas soluções são feitas com foco total em instituições de saúde.

O MADICS GED (Módulo de Assinatura Digital para Gerenciamento Eletrônico de Documentos) atende às necessidades de integridade para o gerenciamento, pesquisa e consultas de prontuários médicos, possibilitando ainda que prestadores de serviços de saúde e operadoras eliminem o uso de papel.

Assim todos os seus documentos ficam armazenados eletronicamente, garantindo segurança ao mesmo tempo que aliado a softwares de GED no qual possibilitam acesso fácil e prático para quem tem autorização. E também pode lhe dar tranquilidade em relação a perdas, uma vez que é mais fácil fazer backups de dados eletrônicos do que de dados físicos.

O GED ajuda a otimizar o espaço físico da instituição

A solução da E-VAL Saúde se integra aos sistemas de gestão hospitalar, ao prontuário eletrônico, sistemas de PACs/RIS, laboratórios e operadoras de saúde, podendo também trabalhar em conjunto com outros recursos dos sistemas de saúde. Dessa forma, todo o gerenciamento de documentos pode ser feito por meio digital, eliminando os gastos com impressões, papéis e custos para manutenção de impressoras.

Além disso, outra possibilidade importante oferecida pelo uso do MADICS GED é mudar o espaço antes destinado ao armazenamento de arquivos físicos, uma vez que ao assinar o dado, o documento é passível de descarte. Esta área da instituição pode ser destinada a outros fins, como a construção de mais leitos por exemplo.

Em suma, a redução de custos com armazenamento interno e externo de documentos é um dos grandes benefícios da nossa solução, junto à possibilidade de aprimorar o uso do espaço físico. O GED em si normatiza os procedimentos para classificação, avaliação, transferência, recolhimento, guarda e eliminação de documentos eletrônicos, uma vez que se utiliza assinatura digital.

O MADICS GED e a economia de papel

Como citamos acima, um dos benefícios dos quais sua instituição pode desfrutar é a economia de papel, um aspecto que merece destaque. Clientes da E-VAL Saúde conseguiram eliminar entre 60 e 95% dos custos com impressões e armazenamento de documentos. Assim a nossa solução te oferece maior sustentabilidade e a possibilidade de usar o dinheiro das impressões de outras formas, como investi-lo diretamente no cuidado de pacientes.

Já fizemos um texto explicando como calcular o retorno de investimentos (ROI) em projetos de forma simples. Você pode conferir aqui e através deste estudo ver claramente como o investimento no MADICS GED é capaz de gerar economia para a sua instituição.

Amparo jurídico para a sua instituição

Ao trabalhar com a solução da E-VAL Saúde você conta com a integridade dos arquivos, afinal não há possibilidade de rasuras. Assim o GED viabiliza a apuração de quem criou cada documento eletrônico e mantém informações do histórico.

Essa característica é muito importante para o apoio legal oferecido pelo E-VAL MADICS GED. Aliás ele também atende aos requisitos para uso do prontuário eletrônico da MP 2.200-2/01 (certificação digital ICP-Brasil e a resolução CFM 1821/07, em conformidade com o Manual de Certificação SBIS/CFM. Por fim, há a lei de digitalização para a saúde criada em 27 de dezembro de 2018.

Falta a sua instituição entre os usuários do E-VAL MADICS GED!

Venha se juntar às mais de 50 mil pessoas que trabalham com soluções da E-VAL através de mais de 200 clientes. Organizações que adotam o MADICS GED se vêm livres da necessidade de arquivos, impressões e assinaturas manuais, e ele ainda tem o benefício de tornar o atendimento mais ágil, mantendo resguardo legal das informações.

Essas instituições e seus profissionais garantiram também a redução de custos com armazenamento de documentos e normatizaram seus procedimentos para classificação, avaliação, transferência, recolhimento, guarda e eliminação dos documentos eletrônicos. Tudo isso sempre em conformidade com legislações referentes à segurança da informação.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.