Uncategorized

Eficiência na gestão hospitalar: Conheça 3 motivos para adquirir uma solução de assinatura digital

À medida que os cuidados de saúde continuam a mudar para os cuidados baseados em valor, os hospitais e os sistemas de saúde estão trabalhando para melhorar a eficiência na gestão hospitalar, na qualidade dos cuidados do paciente e ao mesmo tempo reduzir os custos. Encontrar um equilíbrio entre eles é um desafio.

De fato, há um tipo de custo em particular que usurpa uma grande parte do orçamento das instituições de saúde, que se gerenciado, pode fazer uma diferença significativa: custos administrativos. Aproximadamente 25% de todas as despesas hospitalares consistem em custos administrativos.

Porém, ao padronizar processos, utilizar recursos de maneira eficiente e alavancar economias de escala, é possível ajudar a reduzir custos administrativos. A redução de testes duplicados, erros na documentação, perda de pedidos de receita em papel ajudam a aumentar a eficiência na gestão hospitalar, reduzindo o erro humano e melhorando as margens operacionais.

Assinaturas digitais melhoram a eficiência na gestão hospitalar incorporando o planejamento e as práticas operacionais que reduzem ou eliminam significativamente o impacto negativo existente nos serviços de saúde

Novas legislações e regulamentos, enormes custos imprevistos, complexidades da indústria e outras forças externas pressionam cada vez mais os participantes do setor médico a otimizar seus fluxos de trabalho, aumentar a conformidade e ampliar os índices de satisfação do paciente. 

Há também uma necessidade cada vez maior de criar uma boa infraestrutura de saúde, a fim de impulsionar o atendimento ao paciente, minimizar despesas, prevenir a perda ou extravio de registros ou equipamentos. Ao mesmo tempo, eliminando quaisquer erros possíveis.

Para fornecer cuidados eficazes e de alta qualidade, os profissionais de saúde precisam confiar em registros médicos completos e precisos de cada paciente. Eles estão constantemente buscando novas maneiras de se tornarem mais eficientes em seus processos ao longo do tempo. 

Automatizar esses métodos tradicionais de uso intensivo de papel, cumprir as leis e manter o controle, bem como o rastreamento de auditoria, tornaram-se alvos de negócios importantes na unidade de saúde.

Simples, mas poderosas, as assinaturas digitais são ferramentas essenciais para organizações de saúde. Elas podem manter a documentação do paciente, do faturamento ou da administração em formato digital, economizando em papel, tinta e custos relacionados. E com a capacidade de assinar e enviar documentos em qualquer lugar onde haja uma conexão com a Internet, eles aumentam a eficiência na gestão hospitalar.

3 motivos para adquirir uma solução de assinatura digital visando a eficiência na gestão hospitalar

Uma solução de assinatura digital demonstra e atesta a legitimidade legal de um documento eletrônico ou uma transação. Para isso, são usadas tecnologias de criptografia que garantem a autenticação, o não repúdio e a integridade de um documento.

Dessa forma, uma assinatura digital constitui um sistema de processos e mensagens para transmitir dados com segurança sobre as identidades das partes e o conteúdo do documento comercial.

Hoje, esse tipo de tecnologia é especialmente útil para o comércio eletrônico, para o mercado financeiro, para o segmento da saúde e para o fechamento de contratos em meio eletrônico, onde as transações ocorrem de forma totalmente digital, sem referência alguma aos meios tradicionais.

Mas assinaturas eletrônicas não estão apenas tornando a gestão hospitalar mais eficiente, elas também ganham em produtividade, segurança e estratégia de mercado. Acompanhe a nossa lista de motivos para adquirir uma solução de assinatura digital.

1. Otimização de investimentos nas instituições de saúde

Investir em soluções de assinatura digital é muito mais que reduzir custos. É também melhorar os investimentos, graças a economia gerada na aquisição de papel e suprimentos de impressão.

Muitas instituições de saúde não sabem quanto gastam em impressão de documentos. Assim, quando fazem a migração para o meio eletrônico, através de soluções de assinatura digital, percebem como podem direcionar seus investimentos para partes importantes do ciclo produtivo da organização.

2. Validação jurídica na emissão de documentos oficiais e transações eletrônicas

Como visto anteriormente, um dos principais usos da assinatura digital está ligado ao mercado financeiro e no segmento da saúde. Por isso, um dos aspectos mais importantes de se adotar uma solução de assinatura digital tem relação a validação jurídica.

Utilizando assinatura digital a partir de uma fonte autorizada e confiável, sua empresa passa a ter a chancela do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Trata-se de uma autarquia federal, ligada à Casa Civil da Presidência da República. 

Em resumo, ela tem por missão principal manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

3. Aumento de produtividade na sua empresa

Ao automatizar a gestão hospitalar através dos processos de negócio, migrando do papel para o meio eletrônico as instituições de saúde ganham em produtividade. 

Utilizando assinatura digital, a validação de documentos e transações fica ágil e eficiente nas principais operações da organização.

Vale destacar que o processo de validação de assinatura digital se torna automático quando é escolhida a ferramenta certa para fazer a comprovação da autenticação digital.

Ao fazer o gerenciamento de documentos médicos de forma digital, a instituição de saúde adota uma estratégia para gerenciar os arquivos da organização para que eles possam ser facilmente recuperados no caso de uma auditoria de conformidade ou questões judiciais.

O uso de uma solução de assinatura digital garante a segurança e autenticidade de documentos e a eficiência na gestão hospitalar

Uma assinatura digital pode ser usada com qualquer tipo de mensagem, seja criptografada ou não. Com isso, o destinatário pode ter certeza da identidade do remetente e que a mensagem chegou intacta.

Assim, assinaturas digitais dificultam que o signatário negue ter assinado algo (não repúdio), assumindo que sua chave privada não foi comprometida. Como a assinatura digital é única para ambos, o documento e o assinante, ela os une.

Para isso, um certificado digital, um documento eletrônico que contém a assinatura digital da autoridade emissora de certificados, vincula uma chave pública a uma identidade e pode ser usado para verificar se uma chave pública pertence a uma pessoa ou entidade específica.

Além disso, as assinaturas digitais são baseadas em criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica. Assim, elas resolvem mais do que apenas os problemas de armazenamento de papel, com as assinaturas eletrônicas é possível resolver problemas com a legitimidade e a autenticidade de documentos.

Em resumo, isso quer dizer que a adoção de assinaturas digitais aos processos produtivos em instituições médicas, traz uma camada de segurança que impede eventuais incidentes que causam prejuízos financeiros e de imagem da organização.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!