Dicas Rápidas Proteção de Dados

Dicas para garantir a segurança de dados na área da saúde

Em primeiro lugar, se você é um simples usuário do WhatsApp, com certeza já deve ter observado em algum bate-papo uma frase: “as mensagens que você enviar para esta chamada agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”, não é mesmo? Para esclarecer, essa frase é sobre segurança de dados.

Ou seja, a criptografia de ponta-a-ponta nada mais é do que um recurso de segurança de dados utilizado pelo administrador do aplicativo.

Em outras palavras, a criptografia não é nenhuma estranha para quem usa Internet ou computadores. Certamente, ela está em toda a parte.

Em segundo lugar, pensando em uma escala empresarial, as clínicas de saúde, laboratórios de análise clínicas, hospitais e operadoras de saúde movem cada vez mais informações sensíveis pela Internet. Consequentemente, cada vez mais, as empresas de saúde migram fortemente sua infraestrutura para a nuvem em diferentes tipos de modelos de serviço.

Na medida em que isso acontece, cresce a necessidade de uso de chaves criptográficas. Portanto, são vários os bons motivos para uma empresa investir nesse sistema de segurança de dados na área da saúde, sendo o motivo principal o de proteger as informações contra vazamentos.

Dessa forma, na área da saúde, o gerenciamento das chaves criptográficas trouxe mais segurança de dados para as instituições de saúde, associações médicas e de pesquisas científicas.

Em outras palavras, essa tecnologia é capaz de proteger o acesso a documentos hospitalares como: laudos, exames e prontuários. Portanto, um dos objetivos é o de proporcionar maior confiança e diminuir a necessidade de validações.

Por que investir em segurança de dados

Em primeiro lugar, analise o poder do gerenciamento de chaves criptográficas para aumentar a segurança de dados. Confira os motivos para investir em uma solução EKM (Enterprise Key Management):

  • Proteger dados sensíveis contra o acesso indevido. Ou seja, reforçar a segurança de dados de sua empresa;
  • Minimizar impactos em caso de vazamento de dados. Certamente, uma atitude que protege os dados confidenciais dos pacientes;
  • Aplicar a criptografia sem uma solução para gerenciar as chaves pode aumentar os riscos de perda das chaves;
  • Evitar falhas humanas sobre a guarda das chaves. Ou seja, a tecnologia pode ser uma aliada aos possíveis erros que, eventualmente, acontecem;
  • Gerenciar, armazenar, distribuir chaves criptográficas através da ferramenta;
  • Diminuir custos operacionais.

De uma maneira geral, o uso de uma solução EKM permite implantar boas práticas. Certamente, essa solução serve para apoiar profissionais de segurança de dados na estratégia de gerenciamento de chaves de criptografia.

Dessa forma, em grandes empresas, os principais processos de gerenciamento devem ser capazes de serem distribuídos em várias funções de negócios com os mesmos padrões, regras e níveis de qualidade.

Portanto, os recursos como uma solução EKM cada vez mais apoiam empresas e gestores de TI nos processos definidos para garantir a proteção de dados.

Tecnologia é aliada das empresas de saúde

Último estudo GTAI (Índice Global de Adoção de Tecnologia), realizado pela Dell, mapeou a importância do uso da tecnologia entre empresas do segmento da saúde.

Segundo os dados dessa pesquisa:

  • 53% dos entrevistados esperam que a TI melhore a segurança de dados;
  • 50% têm expectativa que as novas tecnologias culminem em mais produtividade dos funcionários;
  • 46% esperam a melhoria dos processos operacionais;
  • 44% relatam a redução de custos.

E a sua empresa de saúde. Está preparada para uma solução de alta tecnologia e segurança de dados?

Saiba como podemos colaborar para redução de custos, melhoria na segurança e processos da sua instituição de saúde.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!