Dicas Rápidas

Como a assinatura digital auxilia nos procedimentos médicos

A crescente adoção da assinatura digital no setor de saúde pode ser atribuída à necessidade de eficiência administrativa e ao melhor gerenciamento de dados.

Contrários a recursos como a assinatura digital, hospitais, clínicas e consultórios particulares lidam em seus ciclos de atendimento médico com documentos em excesso, por exemplo, registros de entrada e saída de pacientes, solicitações e autorizações para planos de saúde, despesas médicas, faturas e muitos outros papéis.

Simultaneamente, um dos principais requisitos a serem atendidos em todo esse processo de trabalho é a segurança de dados. Afinal, as informações dos pacientes devem ser seguras, acessíveis e armazenadas, além de cumprir os requisitos regulamentares existentes.

Inegavelmente, a coleta das assinaturas manuscritas de pacientes em cada registro e o compartilhamento das informações em cada etapa de trabalho exige o uso de formulários em papel. Isso implica em imprimir e arquivar, bem como destruí-los no final do seu ciclo de vida.

Como resultado de todo esse fluxo de trabalho, temos processos demorados, que podem levar a atrasos nas admissões. Além disso, também podem ocorrer perdas de documentos e altos custos financeiros.

Entenda como a assinatura digital pode transformar essa realidade!

As vantagens da certificação e assinatura digital em ambiente hospitalar

Implementar um sistema de prontuário eletrônico (PEP) com uso de assinatura digital, traz vários benefícios. As instituições podem agilizar os processos de documentação, reduzir os erros, economizar nos custos de impressão e arquivamento e, principalmente, auxiliar no diagnóstico dos pacientes.

Benefícios para os pacientes

Os pacientes querem melhor acesso aos cuidados médicos, maior qualidade de atendimento e mais eficiência. Atualmente, os médicos já têm capacidade para oferecer tudo isso, dentro dos limites do sistema de saúde.

Na saúde, as soluções de gestão que utilizam certificação e assinatura digital contribuem para isso. Afinal, elas podem oferecer o suporte necessário para facilitar o acesso dos pacientes à qualidade, eficiência e segurança que eles merecem. Por exemplo:

  • os PEPs permitem que os médicos visualizem as informações completas de saúde de um paciente em tempo real. Isso inclui prontuários, diagnósticos anteriores, resultados de laboratório e tratamentos;
  • o acesso à informação de forma ágil economiza tempo para pacientes e médicos,  levando a melhores decisões de atendimento;
  • redução dos exames duplicados que ocorrem quando o médico não tem acesso ao histórico do paciente. O fim desta duplicação elimina a realização de procedimentos desnecessários;
  • monitoramento e gerenciamento mais eficientes de doenças crônicas. Um histórico completo reúne medicamentos, consultas e relatórios em um só lugar;
  • redução de erros na medicação. Esses problemas podem representar uma séria ameaça à segurança do paciente, além de contribuírem para aumentar os custos de saúde. Sistemas automatizados de informação sobre drogas podem reduzir os erros de prescrição e abusos, verificando automaticamente os problemas sempre que um novo medicamento é prescrito e alertando os médicos para interações medicamentosas potencialmente prejudiciais.

Benefícios para as instituições de saúde

Os médicos colocam a saúde dos pacientes em primeiro lugar e querem oferecer o melhor atendimento possível onde trabalham.

As soluções digitais de saúde, como o PEP, podem ajudar os médicos a manterem seus melhores padrões de atendimento. Diante das crescentes restrições de custo e tempo, a tecnologia aumenta a eficiência do fluxo de trabalho, resolvendo esses problemas.

Os prontuários eletrônicos que utilizam certificação e assinatura digital facilitam para os clínicos:

  • gerenciar com eficiência os fluxos de trabalho e melhorar a coordenação do atendimento. Este é um desafio crescente diante do envelhecimento da população;
  • acompanhar alergias, medicamentos e procedimentos anteriores. Certamente uma vantagem sobre gráficos em papel com diferentes estilos de notação, anotações ausentes ou ilegíveis e pastas não gerenciáveis;
  • oferecer melhor atendimento a pacientes remotos. O PEP permite que vários prestadores de saúde, independentemente da localização, acessem o registro de qualquer dispositivo;
  • ampliar a comunicação com colegas e especialistas;
  • transferir rapidamente os dados do paciente para outros provedores;
  • reduzir os erros que ocorrem na transcrição de exames e tratamentos;
  • aumentar a precisão do diagnóstico, tendo sempre acesso ao histórico completo do paciente.

A adoção de soluções digitais como o PEP traz benefícios para todos. Os pacientes passam a ter um conhecimento mais profundo de sua saúde, aumentando a confiança em sua capacidade de participar do gerenciamento dela e tendo conversas mais informadas com os médicos.

Por outro lado, os clínicos se beneficiam do aumento da eficiência. Independente do tempo investido no aprendizado de um sistema e domínio de novos processos e fluxos de trabalho. Devido a isso, é melhorada a comunicação entre todos os integrantes da área da saúde, incluindo pacientes, clínicas, hospitais, laboratórios e farmácias.

A assinatura digital traz segurança para a gestão em saúde

Para gerenciar com segurança o acesso às informações no sistema de saúde, é essencial autenticar usuários, tanto organizações, quanto pessoas. No PEP isso é possível através de certificados digitais em conformidade com o padrão de Public Key Infrastructure (PKI).

As assinaturas eletrônicas ajudam as organizações e os provedores de assistência médica a desenvolver toda a gestão hospitalar com mais eficiência, alcançando importantes objetivos na proteção de dados.

Atende aos requisitos legais de proteção de dados

A assinatura de documentos médicos eletronicamente garante que eles sejam concluídos em conformidade com normas de segurança e privacidade.

Documentos assinados com certificados e assinatura digital são autenticados e têm o mais alto nível de privacidade e segurança.

Contribui para uma transformação digital segura

Permita que os pacientes assinem registros médicos a qualquer hora, lugar e dispositivo. Ninguém gosta de sentar em um consultório médico com uma prancheta; é ineficiente e demorado.

Formulários em papel exigem ser digitalizados ou digitados. E, muitas vezes, os pacientes omitem dados importantes.

Não é possível enviar formulários digitais até que eles estejam 100% preenchidos e os dados sejam capturados e enviados para os sistemas finais automaticamente. Isso permite registros médicos eletrônicos de ponta a ponta.

Aumenta a eficiência dos procedimentos médicos

É possível obter solicitações médicas assinadas a tempo para que os procedimentos sejam aprovados e implementados mais rapidamente. Isso melhora a qualidade do atendimento, uma vez que o histórico médico, os medicamentos e as alergias dos pacientes podem ser revisados ​​antes deles entrarem no consultório.

Facilita a manutenção de registros eletrônicos

Faz com que arquivar eletronicamente documentos médicos para recuperação e armazenamento seja mais fácil e econômico.

Facilita a emissão e compartilhamento de relatórios

Com assinaturas digitais, é mais fácil comprovar o que ocorreu durante a revisão de documentos médicos e o processo de assinatura. Isso geralmente é importante para conformidade, relatórios internos e litígios.

Ao adotar os avanços tecnológicos, como soluções de assinatura digital em suas práticas, os prestadores de serviços e as instituições de saúde podem ter uma vantagem inicial sobre regulações federais.

Além disso, é possível atingir altos níveis de segurança e privacidade, o que não só garante a conformidade atual, mas atende aos principais os requisitos ligados a segurança da informação e proteção de dados preconizados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Por fim, de forma mais significativa, ao implantar tecnologias de segurança de dados e práticas confiáveis, especialmente no que se refere ao uso de certificados e assinatura digital, as organizações de saúde podem garantir a integridade das informações confidenciais de seus pacientes e evitar violações e roubos.

Deixe as suas perguntas nos comentários! Os especialistas da E-VAL terão o maior prazer em respondê-las, contribuindo para o desenvolvimento dos projetos de segurança de dados da sua instituição de saúde.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.