Dicas Rápidas

Benefícios da Internet das Coisas (IoT)

Os entusiastas da tecnologia têm falado sobre a chegada da Internet das Coisas (IoT) há anos. Em 2018, com produtos como Google Home e Amazon Echo ganhando popularidade, a IoT começou a decolar. Mesmo que as estimativas originais considerassem que veríamos 50 bilhões de dispositivos “conectados” até este ano, as estimativas revisadas ainda atingem 20 bilhões, representando uma indústria no valor de bilhões de dólares no futuro próximo.

Em um hospital, em uma clínica médica ou em um laboratório de análises clínicas, os dispositivos terão um enorme impacto sobre o dia a dia de seus atendimentos, mesmo que você não lide diretamente com a tecnologia. Você está pronto para essas transformações da Internet das Coisas? 

Acompanhe esse artigo e conheça alguns impactos!

Dados mais inteligentes

Os dispositivos inteligentes serão capazes de rastrear e registrar padrões de comportamento dos pacientes. Além disso, possivelmente, vão até mesmo aprender com eles, fazer recomendações de produtos inteligentes e customizar pesquisas de maneira inovadora.

Dessa forma, as instituições de saúde podem começar a aproveitar usando esses insights baseados em dados para obter publicidade mais eficaz e conhecer seus dados demográficos em um nível qualitativo mais específico. As possibilidades são muitas! 

Atualmente, a maioria das instituições de saúde conta com sistemas de rastreamento de código de barras para gerenciamento de estoque. Mas quando quase todos os seus equipamentos, dispositivos e até mesmo produtos estão integrados na mesma rede, o gerenciamento de inventário e o rastreamento se tornarão tão intuitivos que você talvez não tenha que pensar nisso. Afinal, os números de atualização instantânea estarão à sua disposição em todos os momentos. Assim você terá a capacidade de acessar essas métricas sempre que quiser.

Dados coletados permitem um melhor entendimento sobre a saúde da população e podem ser transformados em objetos que auxiliam nos cuidados com a saúde na prática. Além de ajudar a diminuir custos de empresas com saúde, consegue ajudar na promoção da saúde.

Veja, por exemplo, um projeto da Pfizer em parceria com a IBM. Com a combinação de sensores, dispositivos móveis e aprendizado de máquinas, eles acompanham e recebem informações em tempo real sobre pacientes que tratam a doença de Parkinson. A partir disso, novas informações podem surgir para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e controlar melhor os sintomas.

A energia e a produção serão mais baratas com IoT

Graças à coordenação da rede inteligente, a energia será mais barata. Não só isso! Suas máquinas serão capazes de encontrar maneiras novas e mais suaves de operar. Além disso, suas rotinas de manutenção também podem se tornar mais fáceis.

Ao conectar muitos dados médicos a partir de acessórios, como desempenho cardíaco, níveis de glicose e temperatura, é possível enviar alertas em tempo real para o paciente ou profissional da saúde. Dessa forma, o fluxo de trabalho é otimizado e o paciente garante um atendimento mais confortável.

A tecnologia não tem a intenção de substituir o atendimento médico. Mas quer ajudá-lo para que o paciente siga as recomendações, previna doenças e trate problemas de saúde da melhor forma. Além disso, com os dados fornecidos, diagnósticos serão mais precisos e tratamentos terão melhores resultados.

Trabalho Remoto pode envolver a internet das coisas

O trabalho remoto já é uma opção sólida para muitas posições profissionais. Isso ocorre graças ao software hospedado na nuvem e dispositivos facilmente portáteis como tablets. Quando a tecnologia IoT se tornar comum e todos os dispositivos forem gerenciáveis ​​em uma rede, será ainda mais fácil gerenciar tudo de forma remota. Afinal, com um tablet e uma conexão com a Internet, administradores poderão gerenciar seus respectivos hospitais, clínicas médicas ou laboratórios. A maioria dos profissionais não estará preparada para atravessar essa lacuna imediatamente, mas estará lá como uma possibilidade.

Eficiência e produtividade

Não se trata de velocidade — sua empresa também poderá fazer mais em menos tempo. Além da gratificação instantânea, a evolução tecnológica também favorece a produtividade e a eficiência. Os últimos e melhores desenvolvimentos da IoT provavelmente permitirão que você e seus funcionários realizem tarefas de grande escala com maior precisão, incluindo análise e gerenciamento de dados. Você pode achar que precisa de menos membros da equipe, ou então você poderá escalar as operações em novas áreas que lhe permitem expandir sua empresa.

O gerenciamento de dispositivos pode se tornar mais complicado

Existem algumas desvantagens potenciais para a integração do IoT. Um dos mais difíceis de se adaptar será o gerenciamento geral de dispositivos. Você pode ter dificuldade em manter todos os seus dispositivos integrados atualizados com o software mais recente e conectados à rede. Isso será caro e intenso em termos de necessidades de TI. Ainda assim, os benefícios do aumento da produtividade e da redução dos custos trabalhistas devem equilibrar isso.

Prevenção de doenças

Ter acesso em tempo real a dados sobre a saúde, como por exemplo qualidade do sono e frequência cardíaca a partir de um smartwatch, ou seja, um relógio inteligente, ajuda as pessoas a tomarem decisões para ter uma vida mais saudável. Isso, junto com um acompanhamento médico, leva à prevenção de doenças.

Satisfação e engajamento do paciente

Com dados mais detalhados e assertivos que a Internet das Coisas consegue fornecer,um atendimento médico otimizado, Além disso, é possível promover a conscientização do paciente para que ele siga todas as recomendações médicas. 

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!