Uncategorized

Assinatura Eletrônica: além do valor legal, ela representa uma oportunidade para Instituições de Saúde se transformarem digitalmente

Mudanças significativas que estão ocorrendo no setor de saúde são claras. Vários fatores estão exercendo pressão sobre os participantes deste importante segmento. O principal motivo é melhorar os processos de trabalho, aumentar a conformidade, privacidade e a satisfação do paciente. É nesse momento que a Assinatura Eletrônica faz a sua parte.

Como consequência desse cenário, há um movimento crescente para construir uma infraestrutura de inovação. O objetivo é melhorar o atendimento ao paciente, reduzir custos, evitar erros, perdas ou extravio de registros. 

Os prestadores de serviços de saúde devem confiar em registros médicos precisos e completos. Isso os ajudará a fornecer cuidados eficientes e de alta qualidade. Além disso, provedores de saúde de todos os portes estão procurando meios de se tornarem mais eficientes. 

Desta forma, o setor de saúde têm se concentrado principalmente na modernização de processos de negócios com uso intensivo de papel caros e desatualizados. Eles também estão cumprindo novas leis e regulamentos, mantendo o controle e o rastreamento de auditoria sobre os principais processos de negócios.

A necessidade de assinatura eletrônica sem papel

Os hospitais se tornam cada vez mais automatizados com o passar do tempo. No entanto, os processos que geralmente permanecem baseados em papel são os que precisam de autenticação dos profissionais de saúde para legitimar documentos e solicitações.

Porém, manter prontuários em papel é ineficiente para qualquer instituição médica. Normalmente, o documento deve ser digitalizado manualmente para o sistema de arquivamento eletrônico. O processo é lento e sujeito a erros. 

Os documentos costumam ser perdidos durante a internação do paciente, exigindo que a equipe encontre o relatório ou peça ao paciente que assine novamente os formulários. Causa atrasos no tratamento que causam resultados adversos para os pacientes.

As prioridades na aplicação das assinaturas digitais na papelada relacionada à saúde incluem:

  • Registros de pacientes;
  • Relatórios médicos;
  • Formulários de consentimento do paciente;
  • Divulgação de informações médicas;
  • Processamento de reclamações de seguros;
  • Prescrições de medicamentos;
  • Relatórios de laboratório;
  • Prontuários.

Além disso, setores altamente regulamentados, como o de saúde, estão reconhecendo o enorme valor de mover processos para o ambiente online. A adoção se acelerou nos últimos anos, à medida que a assinatura  eletrônica se tornou uma tecnologia fundamental e necessária para alcançar o processamento eletrônico simplificado. 

Muito mais do que um recurso opcional que permite o gerenciamento de registros de pacientes, a assinatura eletrônica automatizada pode ser implantada no segmento médico com flexibilidade e funcionalidades disponíveis para uma variedade de processos de trabalho em diferentes departamentos, como:

  • Departamento Financeiro – Faturamento, contabilidade e taxas;
  • Departamento de RH – papelada relacionada a contratação, inscrição em benefícios, credenciamento de profissionais de saúde e enfermeiras;
  • Departamento de Aquisições – melhorando e agilizando os processos de trabalho em compras e integração de fornecedores com maior visibilidade e controle, propostas, pedidos de compra;
  • Departamento Jurídico – Contratos e gestão de processos judiciais.

Soluções de assinatura eletrônica para saúde oferece a melhor segurança e eficiência do setor

A garantia maior reside no fato de que a instituição precisa de uma assinatura digital para realizar o processo, assim como de um certificado digital. A assinatura digital é um modelo mais seguro de autenticação, funcionando como uma espécie de carteira de identidade no mundo virtual.

Desse modo, a assinatura digital da instituição é capaz de prover informações sobre:

  • Identificação de quem realizou a assinatura;
  • A data e o horário em que a assinatura foi feita;
  • Integridade, do qual o documento não poderá ser alterado sem que isso seja percebido, já que ele fica protegido pela assinatura digital de um terceiro;
  • A coleta dos mesmos dados colhidos na assinatura eletrônica autenticada.

A validade jurídica da autenticação eletrônica com chancela da instituição de saúde

As assinaturas eletrônicas podem ser legalmente válidas para executar documentos que exigem assinaturas escritas, e os documentos eletrônicos podem ser legalmente válidos quando as leis aplicáveis ​​exigem que os documentos sejam por escrito.

A fim de refletir o mesmo valor legal que uma autenticação manuscrita, uma assinatura eletrônica deve atender às seguintes condições:

  • O signatário deve ter uma identidade associada;
  • A integridade é importante, portanto o documento a ser assinado deve ser original, inalterável e não editável;
  • Outro ponto importante é se o sistema de assinatura é passível de auditoria, se ele fornece informações importantes para uma verificação futura.

Com o uso da tecnologia, os provedores de saúde passam a atender a todos os requisitos de conformidade. Eles são atendidos por meio de uma ampla variedade de soluções de assinatura digital. Todos os documentos assinados eletronicamente vem com um registro de data / hora, uma trilha de auditoria e um selo à prova de violação que fornece fortes evidências legais em um tribunal. 

A assinatura eletrônica com chancela da instituição médica é capaz de garantir níveis razoáveis de segurança e validade jurídica, mas para isso ela precisa ser oferecida com processos e procedimentos seguros para a autenticação dos usuários, integridade e administração dos históricos de operações.

Em resumo, é interessante identificar e proteger a assinatura de cada usuário para garantir a integridade do que cada assinante encontrou no documento. Informações como data e hora em que o documento foi assinado são muito boas para dar mais força às assinaturas realizadas.

Valor agregado adicional à adoção da assinatura eletrônica na área da saúde

No mundo médico, as empresas não podem mais perder tempo e dinheiro em processos manuais lentos, como por exemplo, enviar documentos durante a noite em um plantão. Além disso, os profissionais de saúde não podem atrasar o acesso dos pacientes a tratamentos e procedimentos médicos de emergência.

As assinaturas eletrônicas beneficiam várias indústrias. A saúde é um dos setores que mais se beneficia. Profissionais e provedores de saúde agora podem acelerar o processo de atualização de registros e outros documentos relacionados. 

Eles podem fazer tudo isso enquanto permanecem em conformidade e prontos para auditoria o tempo todo. Por fim, os provedores de saúde podem oferecer um padrão mais elevado de atendimento ao envolver os pacientes e coletar informações de saúde em dispositivos móveis. 

As soluções de assinatura eletrônica permitem a interação com pacientes de quase qualquer lugar do mundo, mantendo a segurança, privacidade e conformidade.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!