Assinatura Digital

Assinatura digital: 10 cuidados importantes para instituições de saúde

O mundo tradicional, baseado em papel, está sendo deixado de lado por conta da transformação digital e suas inovações — como as soluções de assinatura digital. Muitas áreas importantes são beneficiadas pelos processos e a saúde é uma delas.

Dessa forma, muitas opções de assinatura digital passaram a ser oferecidas no mercado visando evitar erros em documentos, perdas ou adulterações. Essa tecnologia fornece integridade de dados para que se possa provar que o documento não foi modificado. Além disso, providencia a autenticação necessária para identificar quem o assinou.

Entretanto, escolher a melhor solução de assinatura eletrônica para uma instituição de saúde pode ser difícil. Para te ajudar nisso fizemos uma lista com 10 recomendações que você deve considerar em sua decisão.

Recomendações importantes para escolher uma solução de assinatura digital

Usabilidade é o primeiro passo

Uma das principais características para se considerar ao escolher uma solução de assinatura eletrônica é a facilidade de uso. Dessa forma, procure um software que seja simples e intuitivo. Ou seja, busque por uma solução projetada para oferecer experiências positivas aos usuários cada vez que forem utiliza-la.

Verifique se a solução oferece validade jurídica

Para garantir autenticidade, integridade e validade jurídica de documentos em forma eletrônica, além da realização de transações eletrônicas seguras, é necessário utilizar uma assinatura digital com seu respectivo certificado digital, proveniente sempre de uma fonte autorizada e confiável.

Ou seja, ao escolher uma solução de assinatura digital é preciso verificar o suporte da ferramenta a tudo que for necessário para garantir validade jurídica. Em suma é preciso garantir características fundamentais de validade legal, não repúdio de autoria e integridade do conteúdo.

Validade jurídica garantida pelo ITI

Trata-se de uma continuação do tópico anterior. Além de se preocupar com a validade jurídica, deve-se verificar se utiliza-se certificados digitais emitidos por autoridades certificadoras que são credenciadas pelo ITI (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação).

O ITI é uma autarquia federal ligada à Casa Civil da Presidência da República. O instituto tem como missão principal manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP-Brasil. Além disso, compete ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação a responsabilidade de ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital.

Experiência da empresa no desenvolvimento de projetos de certificação digital

É muito importante se atentar ao histórico da empresa que você escolher como fornecedora da solução de assinatura digital. Afinal a experiência dela em projetos de assinatura e certificação digital podem dizer muito sobre a capacidade da solução de oferecer validade jurídica e, mais ainda, se adaptar às necessidades da sua instituição.  Não se esqueça de é possível utilizar assinatura digital em diferentes áreas das organizações e em diversos processos.

Tenha certeza de que a solução se integra ao seu sistema e como isso ocorre

Assinaturas e certificados digitais já foram incorporados a diferentes processos e em vários segmentos. Ou seja, a solução de assinatura digital deve conseguir ser integrada aos sistemas internos, auxiliando nos ciclos da sua instituição.

Certifique-se de que a solução suporta o volume de assinaturas da sua instituição

É importante ter em mente as necessidades da sua instituição, afinal assim você saberá os requisitos que a solução de assinatura digital precisa atender. Nesse sentido, um dos principais pontos a se estudar é se o software suporta a quantidade de assinaturas que serão feitas pela organização em que você trabalha, seja uma clínica, operadora ou um hospital.

Analisar quais atualizações ou adaptações serão necessárias para adotar a solução

Voltando a falar sobre capacidade de adaptação entre solução de assinatura digital e sistemas internos, vale analisar quais são os impactos na integração das soluções e suas futuras atualizações. Afinal, mudanças de requisitos ou correções de bugs costumam impactar diretamente a integração de softwares de diferentes fornecedores, comprometendo a execução de atividades importantes.

Aceitação de pacientes

Geralmente a adoção da assinatura digital é uma demanda dos próprios pacientes, mas a solução deve se adaptar a situações em que uma das partes não aceite documentos assinados digitalmente. Recomendamos que se trate as exceções de maneira amigável, de preferência incorporada a um processo interno da instituição.

Pesquisar quais clientes a empresa fornecedora atende

Mais uma vez a experiência é levada em consideração já que a reputação no mercado é um requisito a ser verificado pelo comprador da solução de assinatura digital. Dessa forma, verifique se existem reclamações e a forma como elas são tratadas. Aproveite a experiência de outras instituições para fazer a sua escolha.

Analise o pós-venda e o suporte do fornecedor da solução

Tome cuidado para não ignorar essa recomendação, afinal é uma forma simples de evitar grandes problemas. Não basta atender todas as recomendações descritas anteriormente se no momento mais crítico o fornecedor da solução de assinatura digital “te deixa na mão”. O suporte e pós-venda são fundamentais no tratamento de problemas e dúvidas dos usuários da solução.

Cuidado também com empresas do tipo varejo, que na hora que você tiver problemas, ficam com aquele problema já conhecido pelos brasileiros de ligar, passar para outro atendente, que vai para o outro, ai cai a ligação telefônica e você será tratado com mais um cliente que não recebe a devida atenção que um cliente da área da saúde deve ter, enfim, apenas passará um nervoso desnecessário.

Gostou das nossas dicas? Elas são a base para você escolher a solução de assinatura digital que melhor se encaixa no seu hospital, laboratório, operadora ou sua clinica?

Por fim, não se esqueça de que você está investindo em um software para melhorar os atendimentos oferecidos. Sua escolha precisa ser estratégica, ampliando assim a qualidade do serviço prestado e a quantidade de pessoas atendidas.

Você ainda ficou com dúvidas sobre como fazer a melhor escolha da solução de assinatura eletrônica ou de assinatura digital? Entre em contato com a E-VAL Saúde, temos um time de especialistas para te ajudar.

Outra dica importante é assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades e tecnologias da E-VAL Saúde. Aqui em nosso blog sempre publicamos novidades sobre segurança para instituições de saúde.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.