Assinatura eletrônica

Acelere os processos e a produtividade do fluxo de trabalho adicionando assinatura eletrônica nas instituições de saúde

O local de trabalho está se transformando diante de nossos olhos. Os trabalhadores estão menos presos às mesas e mais móveis, dispersos geograficamente e dependem da conectividade digital para gerar melhorias em produtividade, fluxos de trabalho e colaboração. O uso das assinaturas eletrônicas nas instituições de saúde também tem contribuído para esse novo cenário.

Nesse ambiente, lidar com documentos físicos para contratos e outros processos é uma perda de velocidade e produtividade, especialmente para aplicativos que potencializam operações e colaboração dia a dia, hora a hora, minuto a minuto.

A boa notícia é que já existe uma maneira melhor do que papel. Com a solução certa de assinatura eletrônica, seus processos operacionais de saúde podem ser ainda mais produtivos, colaborativos e econômicos. 

Assinatura eletrônica nas instituições de saúde é o primeiro passo para tornar o processo de saúde ágil e reduzir custos operacionais 

Em pesquisa feita pela Forrester,empresa americana de pesquisa de mercado, descobriu-se que os custos operacionais podem ser reduzidos se o papel for removido do processo de negócios. 

Além disso, é possível alcançar ganhos de produtividade e agilidade ao adotar assinatura eletrônica como ferramenta na digitalização nesses processos. E é por isso que as instituições de saúde estão cada vez usando mais assinaturas eletrônicas para verificar contratos.

A pesquisa da Forrester estimou que um processo em papel, exigindo que uma parte interessada interna aprove o formulário, envolveria uma média de 160 minutos para ser concluído. 

Estima-se ainda que o procedimento poderia ser reduzido para 64 minutos com o uso da assinatura eletrônica. A integração com softwares comerciais de terceiros poderia otimizar ainda mais o processo de aprovações.

Os benefícios relacionados ao uso da assinatura eletrônica nas instituições de saúde vão além da redução do tempo

Adicionar recursos de assinatura eletrônica é rápido, simples e contínuo, devido à forte integração com softwares de saúde. Essa combinação permite que as instituições de saúde aumentem a produtividade, acelerem as vendas, minimizem os riscos e ofereçam uma experiência nativa digital para funcionários, médicos e pacientes.

  • Aumentando a produtividade

A integração chave entre a assinatura eletrônica e soluções de saúde, vitais no processo produtivo das instituições médicas, permite que os usuários acessem os recursos de assinatura eletrônica com credenciais de login existentes. 

Depois que um documento é assinado, leva alguns minutos para atualizar o registro, armazená-lo e enviá-lo a todas as partes, em vez de horas ou dias com papel! 

A assinatura eletrônica e as aprovações são otimizadas porque os clientes podem assinar documentos de qualquer dispositivo e os funcionários, médicos e pacientes possam enviar documentos para assinatura a partir do aplicativo. 

As organizações economizam uma média de 49.000 horas de trabalho em um período de três anos, de acordo com o “Estudo de Impacto Econômico Total” da Forrester Consulting.

  • Acelerando os atendimentos 

As assinaturas eletrônicas assinam documentos 21 vezes mais rápido que o papel e reduzem os processos operacionais de oito dias para três horas, segundo o estudo da Forrester. 

Os usuários de assinaturas eletrônicas têm uma taxa de ganho de oportunidade atual 29% maior em comparação aos não usuários, de acordo com o Aberdeen Research, empresa americana de marketing

As equipes operacionais de uma instituição de saúde podem gerenciar e monitorar todos os documentos para que possam fazer parte de atendimentos médicos, exames, receitas, cotações e contratos em todas as etapas do ciclo de atendimento e processos administrativos. Elas também pode obter visibilidade, em tempo real, do ciclo de contratos em toda a organização para previsões e planejamento mais precisos.

  • Acelerando o tempo para obter valor ao processo de negócio das instituições de saúde

Ao ser compatível com integração com diferentes tipos de solução, a assinatura eletrônica permite que as organizações médicas incorporem processos de assinatura eletrônica em aplicativos corporativos críticos.

Como o processo de assinatura eletrônica pode ser baseado na nuvem, não é necessário gastar muito tempo instalando novos softwares em dispositivos de usuário final. Além disso, o suporte contínuo ao logon único simplifica o acesso de usuários autorizados.

  • Proporcionando uma experiência excepcional para funcionários, médicos e clientes

Funcionários, médicos e pacientes exigem cada vez mais uma experiência digital “fora do comum”. O que significa ser rápida, simples, sem falhas, sem complicações, móvel e que “simplesmente funcione”. 

Ao implantar a assinatura eletrônica em processos críticos para as instituições de saúde, você elimina processos demorados, manuais, chatos e hostis associados ao papel. Ao mesmo tempo, você simplifica, automatiza e moderniza esses processos para tornar tudo mais fácil e rápido para seus funcionários, médicos e pacientes.

A assinatura eletrônica nas instituições de saúde é direcionado a processos de papel que desaceleram o atendimento médico e operações gerenciais

Segundo o Gartner, empresa de consultoria, a digitalização dos processos de papel é crucial para o crescimento das instituições para permanecer competitiva. 

A adoção da assinatura eletrônica pode ser o primeiro passo para as instituições médicas de diferentes portes se tornarem eficientes em seus processos operacionais e administrativos. Em uma pesquisa da Adobe, 84% das pequenas empresas concordaram que a digitalização é importante, mas apenas 3% começaram a digitalizar.

Transformação centrada no paciente

Para que a transformação digital funcione, ela deve ser centrada no paciente e sem atritos. O que significa que precisa ser sem papel.

Tomando o exemplo de um atendimento médico de emergência, a assinatura eletrônica tem como objetivo tornar o processo ágil através de uma estrutura tecnológica de suporte, o que compreende quatro etapas principais. 

Primeiro é a preparação da ficha de atendimento. Em seguida, isso deve ser enviado por meio de uma solicitação por e-mail ao plano de saúde, que posteriormente assina e devolve por meio do sistema de assinatura eletrônica. 

Uma vez assinado, a solicitação de atendimento não é simplesmente arquivada com o setor administrativo-financeiro. Em vez disso, ele deve instigar os próximos procedimentos médicos e administrativos que fazem parte do atendimento médico.

O passo final é o uso da criptografia e certificado digital, inclusas no processo. Em um contrato comercial, por exemplo, a assinatura eletrônica pode permitir que uma empresa melhore seus processos ou obtenha aumento de receitas com um contrato comercial eficiente e seguro.

De modo geral, a adição de recursos de assinatura eletrônica é um passo importante no suporte e na transformação digital da instituição de saúde. Os produtos de assinatura eletrônica oferecem às empresas uma oportunidade de eliminar ou reduzir drasticamente o papel e, assim, otimizar iniciativas de negócios digitais.

Como a assinatura eletrônica afetaria o fluxo de trabalho e a produtividade da sua organização de saúde?

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do pacientegerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!