Assinatura Digital

7 motivos para utilizar a assinatura digital

A assinatura digital é utilizada para confirmar a legitimidade legal de documentos eletrônicos, como prontuários por exemplo. Isso é feito através de tecnologias de criptografia responsáveis por garantir a integridade e o não repúdio dos documentos assinados.

Ou seja, as assinaturas digitais são sistemas de processos e mensagens utilizados para a transmissão de dados com segurança em relação tanto aos conteúdos quanto às identidades das partes.

Hoje esse tipo de tecnologia é fundamental para vários setores, mas destacamos aqui a área da saúde. Afinal, as instituições de cuidados médicos lidam com informações altamente sensíveis e por isso estão entre os alvos favoritos de muitos criminosos cibernéticos.

Apesar de entender isso, muitos gestores ainda têm dúvidas em relação às soluções de assinatura digital. Elaboramos uma lista com 5 motivos estratégicos às atividades das instituições de saúde para ajudar nessa decisão.

Sua organização só tem a ganhar

As assinaturas digitais têm trazido mais segurança aos processos e armazenamento de documentos em várias instituições de saúde. Além disso, as organizações que adotam essa tecnologia também obtêm melhorias nos atendimentos e ganham até em estratégia de mercado. Leia a seguir a lista com os 7 principais motivos para a sua instituição adquirir uma solução de assinatura digital.

1. Uso para telemedicina

Primeiramente, em meio a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 467 com disposições sobre ações de Telemedicina, o que contempla a emissão de receitas e atestados médicos à distância, desde que assinados com certificado digital no padrão da ICP-Brasil. E o MADICS PEP da E-VAL já fornece os modelos de assinatura digital para esses dois fins.

2. Prescrição eletrônica e Atestados médicos

Outro bom motivo é que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz ser favorável à utilização de assinatura digital nos receituários e atestados médicos desde que no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. E mais uma vez os clientes da E-VAL podem contar que o MADICS PEP fornece tal modelo de assinatura que atende os requisitos que a Anvisa pede.

3. Economia de gastos e investimento no cuidado de pacientes

Quando uma instituição de saúde adota a assinatura digital nos seus processos, ela passa a reduzir custos. A partir desse momento, não há mais a necessidade de gastar dinheiro com papel e manutenção de impressoras. Dessa forma se torna possível melhorar os investimentos da organização.

Muitas instituições se quer sabem o quanto realmente gastam imprimindo documentos. Nesses casos, elas percebem o impacto quando migram os arquivos para meio eletrônico e a economia aparece. Assim é possível investir os valores economizados no que realmente importa às instituições médicas: cuidados de pacientes. Além disso, com a assinatura digital o espaço utilizado para armazenar documentos físicos fica livre. Essa área pode ser aproveitada de outras maneiras — com novos leitos por exemplo.

4. Validação jurídica para documentos digitalizados

Como dissemos, a assinatura digital tem entre suas principais aplicações a área da saúde. Um dos motivos dessa importância é a validade jurídica que ela garante aos documentos que são migrados para meio eletrônico.

Não basta digitalizar os arquivos importantes, afinal é fundamental que eles possuam validade legal. Adotando assinatura digital de uma fonte autorizada e confiável, a sua instituição passa a ter chancela do ITI, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Trata-se de uma autarquia federal ligada à Casa Civil da Presidência da República. Sua missão principal é manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

5. Agilidade e praticidade com segurança e com os padrões legais necessários

A digitalização de documentos com segurança e validade jurídica também fornece agilidade aos processos da instituição. Afinal, os funcionários conseguem acessar os documentos que precisam de maneira rápida e prática. A assinatura digital garante os padrões necessários de validade legal e segurança dos dados.

Além disso, o processo de validação de assinatura digital se torna automático quando é escolhida a ferramenta certa para fazer a comprovação da autenticação digital.

6. Aumento da sustentabilidade

Ao adotar uma solução de assinatura digital, a sua instituição ainda contribui com a sustentabilidade. Fazendo uma migração segura e legal para o meio eletrônico, você pode reduzir muito e até eliminar o consumo de papel e suprimentos que agridem o meio ambiente.

É uma maneira de cada um fazer a sua parte e mostrar ao mercado preocupação socioambiental.

7. Gestão eficiente de documentos com garantia de autoria

O gerenciamento eletrônico de documentos é uma estratégia para, entre outras coisas, facilitar a recuperação de arquivos durante auditorias ou para fins judiciais. A assinatura digital garante autenticidade a diversos tipos de documentos, como por exemplo: prontuário de paciente, e-mail, fax e apresentação.

Uma assinatura digital pode ser aplicada a qualquer mensagem — criptografada ou não. Com ela os destinatários podem confiar na identidade dos remetentes e também nos conteúdos que receberem. Além disso, fica mais difícil que os signatários neguem suas assinaturas (não repúdio). Uma assinatura digital é única tanto para o documento quanto para o assinante, ou seja, ela os une.

Para garantir o que descrevemos no paragrafo anterior é que existe o certificado digital.

Trata-se de um documento eletrônico que contém a assinatura digital de uma autoridade emissora de certificados. Ele é responsável por vincular uma chave pública à identidade de alguém ou de uma instituição, servindo de forma similar a um registro de identidade, mas em meios eletrônicos. Um certificado digital pode ser usado para verificar se uma chave pública realmente pertence à determinada pessoa ou entidade.

A assinatura digital garante segurança da informação

As assinaturas digitais são baseadas em criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica. Assim elas garantem legitimidade e a autenticidade de documentos.

Utilizar essa tecnologia nos processos e documentos sensíveis da sua instituição adiciona uma camada de segurança a fim de impedir eventuais incidentes. Dessa forma você evita tanto perdas financeiras quanto prejuízos à imagem da instituição.

Por fim, a adoção de um sistema seguro de autenticação de identidade garante credibilidade à sua instituição.

O que achou das nossas dicas? Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre soluções de assinatura digital, escreva nos comentários, ou entre em contato com os profissionais da E-VAL Saúde. Sempre estamos à disposição para ajudar com segurança da informação.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo assim para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.