Proteção de Dados

6 razões para começar a usar EKM o quanto antes

O gerenciamento de chaves criptográficas é vital para processos relacionados à proteção, ao armazenamento, backup e organização das chaves de criptografia utilizadas pela instituição. O EKM (Enterprise Key Management) é uma solução criada justamente para a realização desses processos.

A adoção de tecnologias de criptografia por instituições de saúde é cada vez maior. Afinal, além de fornecer segurança de dados, essa tecnologia é fundamental para a conformidade com legislações e normas sobre segurança da informação.

Além disso, é possível adotar diferentes soluções de criptografia em diferentes processos da instituição, o que pode resultar em um grande número de chaves criptográficas. Independente da quantidade de chaves que a sua instituição possuir, elas devem sempre ser armazenadas de maneira segura e com a possibilidade de serem recuperadas caso necessário.

A importância do EKM

O EKM é uma solução criada para ajudar as instituições a realizarem um gerenciamento de chaves eficiente e sem dores de cabeça. Para você entender melhor como isso ocorre, vamos relembrar as principais características do funcionamento das chaves criptográficas:

  • As chaves de criptografia utilizam-se de algoritmos para proteger seus dados. Existem dois tipos básicos de algoritmos criptográficos: simétrico (única chave) e assimétrico (um par de chaves).
  • Os algoritmos de chave simétrica usam uma única chave para proteger a comunicação, obter confidencialidade, integridade e autenticação. Uma chave privada é uma variável usada com um algoritmo para criptografar e decriptografar códigos. Enquanto o algoritmo não precisa ser mantido em segredo, o mesmo não se pode dizer da chave utilizada.
  • Por sua vez, os algoritmos assimétricos fornecem a cada usuário uma chave pública e uma chave privada. Os usuários podem distribuir livremente a chave pública, mantendo a chave privada em segredo. Esses pares de chaves atingem todos os quatro objetivos da criptografia: confidencialidade, integridade, autenticação e não-repúdio.
  • Uma infraestrutura de chave pública suporta a distribuição e a identificação de chaves de criptografia públicas. Elas permitem que usuários e computadores troquem dados com segurança por redes, como a internet por exemplo, e verifiquem a identidade da outra parte.

Os desafios ao gerir dados em instituições de saúde

Usuários finais geralmente não percebem isso, mas em instituições, administrar chaves criptográficas e as soluções responsáveis por elas não é nada simples. Quanto maior a organização, maior o desafio.

Não é para menos, afinal gerenciar chaves de criptografia envolve proteção contra perda e acesso não autorizado. Há varias maneiras de realizar esse processo, por exemplo: é possível alterar as chaves com frequência, gerenciar a maneira como elas são atribuídas e administrar regularmente quem as recebe.

Também é interessante que as instituições analisem o uso de chaves criptográficas para backups. É possível utiliza-las para qualquer tipo de backup, e cada backup que você fizer pode utilizar uma diferente.

Não esqueça que caso uma única chave seja perdida ou corrompida você pode perder acessos fundamentais. Em alguns casos um sistema pode ficar completamente inútil.

Como podemos ver, pode ser muito complicado gerenciar chaves criptográficas, e quanto mais chaves a instituição tiver, mais complexo é o processo. Por isso, é importante você contar com uma solução que auxilie a cuidar das chaves de criptografia da sua instituição.

O EKM foi desenvolvido exatamente para isso, ele possibilita o gerenciamento de chaves criptográficas de uma maneira simples e não há limite para a quantidade de chaves que podem ser armazenadas.

Os 6 principais motivos para utilizar uma solução de EKM

A adoção de um EKM é fundamental para armazenar e realizar backups das chaves de criptografia. Vamos ver as principais razões para adotar uma solução de EKM:

  1. Proteger dados sensíveis contra o acesso indevido;
  2. Minimizar impactos em caso de vazamento de dados;
  3. Aplicar a criptografia sem uma solução para gerenciar as chaves pode aumentar os riscos de perda das chaves;
  4. Evitar falhas humanas sobre a guarda das chaves;
  5. Gerenciar, armazenar, distribuir chaves criptográficas através da ferramenta;
  6. Diminuir custos operacionais.

Como já dissemos, uma solução para o gerenciamento de chaves também contribui para que a sua instituição esteja em conformidade com regulamentações sobre segurança de dados.

Por fim, o uso de uma solução EKM permite implantar boas práticas para apoiar profissionais de segurança na estratégia de gerenciamento de chaves de criptografia.

Nas grandes instituições de saúde, é importante que diferentes processos (médicos e administrativos) contem com os mesmos níveis de segurança, atendendo aos mesmos padrões e níveis de qualidade. Cada vez mais organizações utilizam soluções de EKM para garantir essa padronização na proteção de dados em todos os processos.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuário eletrônico do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais arquivos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Falem conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.