Assinatura Digital

5 motivos para adquirir uma assinatura digital para o PEP

Basicamente, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é uma coleção de informações relacionadas à saúde, documentada no formato digital e mantida por instituições, seja hospitais ou clínicas. Em outras palavras, é uma versão moderna do registro médico tradicional de um indivíduo.

O PEP é um registro médico dentro de uma instalação de saúde, como um consultório ou uma clínica. Entretanto, ele pode ser compartilhado entre várias instituições.

Por conter informações detalhadas e sensíveis a respeito de saúde, ele não pode ficar livre ou cair em mãos erradas. É nesse momento que entra a assinatura digital, que é o assunto do nosso post de hoje.

O PEP e o histórico médico digital

Os dados mantidos em um PEP variam de uma pessoa para outra e de um sistema para outro, mas as informações típicas são:

  • visitas a profissionais de saúde;
  • histórico de alergias;
  • história de família;
  • imunizações;
  • condições ou doenças atuais;
  • lista de medicamentos tomados;
  • registros de hospitalização;
  • cirurgias ou procedimentos realizados.

Ao implementar um PEP, os dados do paciente podem ser rastreados por um longo período por vários profissionais de saúde. Isso ajuda a identificar, por meio do histórico, a necessidade de realizar check-ups, exames preventivos e leituras de pressão arterial. Ainda é possível encontrar outros procedimentos importantes também.

O objetivo é ajudar as organizações a oferecerem cuidados eficientes e precisos. Na prática, o PEP oferece diversos benefícios. Para você ter uma ideia, separamos os principais:

Redução de custos

O uso do PEP contribui diretamente para a redução de despesas. A decisão de usar um prontuário eletrônico no lugar de registros em papel pode trazer um bom retorno do investimento.

Além disso, o PEP ajuda na melhoria da eficiência de diagnósticos. Afinal, com ele você economiza diretamente em gastos com medicamentos e exames, além de diminuir os erros de faturamento durante a gestão hospitalar.

Capacidade de compartilhar e atualizar o histórico médico

A possibilidade de compartilhamento do histórico do paciente com outros médicos ou outras instituições de saúde, desde que permitido, traz diversas vantagens para o tratamento do doente e o atendimento.

Com esse compartilhamento, é possível, por exemplo, ser mais preciso no diagnóstico e nos procedimentos médicos, padronizar o atendimento e diminuir o tempo dele.

Apesar dos importantes benefícios associados ao PEP, existe um grande risco em relação à proteção de dados, em especial às informações médicas confidenciais de pacientes.

A extensão do vazamento de dados, de forma inadvertida ou maliciosa, possibilita fraude médica e financeira, exigindo, assim, medidas que possam garantir o controle do acesso à informação por parte dos prestadores de serviços de saúde e das seguradoras, além de punição para os infratores.

5 motivos principais para adquirir assinatura digital para PEP

A tecnologia de assinatura digital, comum em empresas jurídicas e financeiras, se destaca também na assistência médica. Ela melhora a segurança dos pacientes e de seus procedimentos, podendo ser conectada ao fluxo de trabalho, bem como aos sistemas para entrada de pedidos, prescrição eletrônica, admissão, alta e transferência.

A assinatura digital converge com os benefícios associados ao PEP. Por isso, existem alguns motivos principais para adquiri-la, tais como:

  1. Embasamento jurídico;
    1. MP 2.200/01: regulamenta o uso do certificado digital ICP-Brasil;
    2. Suporte pela Resoluções CFM 1821/07, CFO 91/09 e COFEN 429/12: que atendam ao nível 2 (NGS-2) do Manual de certificação SBIS.
  2. Aderência ao manual da SBIS;
    1. Manual SBIS 4.2/2016 – Requisitos NGS-2: Certificado Digital, Autenticação por Certificado Digital, Assinatura Digital, Digitalização de Documentos, Carimbo de Tempo, Impressão de Registro Assinado Digitalmente – que viabilizam a eliminação do papel
  3. Redução de custos;
  4. Satisfação do cliente;
    1. Maior tempo dedicado ao atendimento;
    2. Melhoria na segurança do paciente;
    3. Redução no tempo de atendimento.
  5. Melhoria da qualidade;
    1. Maior aderência aos processos e protocolos;
    2. Utilização de soluções que passaram por processos de certificações reconhecidos ou certificadas ICP-Brasil, CMMI e SBIS.
    3. Interoperabilidade das informações;
    4. Requisitos/auxílio na obtenção certificações e acreditações (ONA, JCI, HYMSS, entre outras).

Reconhecidas como equivalentes às versões em papel, as assinaturas eletrônicas reduzem consideravelmente o consumo, integrando a tecnologia em programas de conformidade de padrões de acreditação.

Desta forma, as assinaturas eletrônicas resolvem mais do que apenas os problemas de gasto e armazenamento de papel: elas trazem segurança ao autenticar o conteúdo e a autoria do documento, certificando que nenhuma alteração foi feita desde que a informação do paciente foi produzida por meio do PEP.

O impacto na segurança de dados para o PEP e para o negócio

A segurança de dados em saúde envolve todos os esforços para proteger as informações confidenciais de pacientes. Para isso, adota tecnologias de assinatura e certificação digital, criptografia, anti-vírus e firewalls.

As assinaturas digitais fornecem as garantias necessárias para evidenciar origem, identidade e status de um documento eletrônico, transação ou mensagem. Além disso, podem reconhecer o consentimento do signatário.

Baseada em criptografia de chave pública, a assinatura digital é uma maneira de verificar a identidade da entidade que a assina e se ela está de fato associada ao documento assinado. Assim, garante segurança a quem se destina o registro enviado.

Na medida em que tecnologias como a assinatura digital são adotadas na otimização dos procedimentos médicos, as instituições de saúde, os órgãos regulatórios e os pacientes têm a proteção necessária contra ataques, roubos e sequestros de dados.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação, com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.