Proteção de Dados

4 pilares de segurança de dados em nuvem para instituição de saúde

Colocar as informações da sua instituição na nuvem pode ser uma ótima opção. Além de otimizar investimentos, a rotina dos procedimentos em saúde pode ganhar muita agilidade. Mas, muitas instituições ainda possuem grandes ressalvas. Será que é seguro migrar seu data center para a nuvem? Especialmente em uma época em que grandes ataques à cibersegurança estão em foco, é mesmo preciso ter muito cuidado. Mas, seguindo essas sugestões que trazemos a seguir, sua instituição de saúde tem muito mais segurança em fazer essa alteração sem correr tantos riscos. Se está na dúvida ou simplesmente quer novas ideias de como aumentar a proteção dos seus dados da sua instituição e dos seus pacientes, veja a seguir 4 maneiras de garantir segurança em cloud computing ou em nuvem.

Confira!

1. Controle no acesso a nuvem

Ter acesso aos dados e arquivos da sua instituição de qualquer lugar é uma das vantagens do cloud computing ou em nuvem. Uma conexão com a internet é o que basta. Igualmente, hoje todos os colaboradores podem estar conectados com diversos documentos, a qualquer momento, inclusive de seus dispositivos móveis. Às vezes, até mesmo de aparelhos pessoais.

Com tanta facilidade de acesso por tanta gente é preciso criar bons métodos de controle. Além de saber exatamente quem tem permissão para ver o que, também é preciso saber se todos os aparelhos usados estão devidamente seguros.

Não se esqueça também da importância de criar senhas fortes, diferentes para cada usuário e que sejam alteradas de tempos em tempos. Além disso, sempre esteja atento ao turnover do seu negócio. Tenha agilidade na exclusão de usuários que não fazem mais parte da instituição, assim que eles deixarem a organização.

2.Invista na conscientização de usuários e acesso a nuvem

Como levantado no tópico anterior, muitos colaboradores podem ter acesso aos seus dados. Por isso, é de extrema importância que todos saibam a importância de mantê-los protegidos.

A melhor forma de ter certeza que todos estão na mesma página a respeito desse assunto é investindo na informação. Isso pode ser feito através de workshops com dicas de melhores práticas, com recados lembrando-os da importância de não abrir links suspeitos e até mesmo com cursos sobre segurança da informação.

Pequenas práticas como deixar as máquinas bloqueadas quando se sai da mesa e estar sempre atento às atualizações de antivírus podem fazer muita diferença.

3. Faça Backup

Nunca é demais lembrar que todo cuidado é pouco quando se pensa em dados, estejam eles na nuvem ou não. Por isso é importante sempre ter um segundo, e até terceiro, backup das suas informações.

Esse backup pode ser também na nuvem, mas em outro servidor que não o principal já usado. E, claro, também pode ser físico. Isso, contando que é possível garantir a segurança e atualização constante dessa cópia. Assim, na eventualidade de um problema, será possível recuperar rapidamente seus dados. Isso irá poupar muita dor de cabeça, perda de produtividade e prejuízos.

4. Use a criptografia

Os dados na nuvem podem ser acessados apenas por pessoas que tiverem senha de acesso a eles. Mas, mesmo com todas as precauções no que diz respeito à segurança, vazamentos ainda podem acontecer.

Por isso é tão importante usar a criptografia. Assim, mesmo que alguém consiga chegar às suas informações, não poderá decifrá-los a menos que tenha a chave para isso.

Agora que já sabe maneiras de garantir segurança em cloud computing, está pronto para migrar?

Essas acima são algumas maneiras efetivas de melhorar a segurança de seus dados caso resolva, ou já resolveu, utilizar o cloud computing para a sua instituição de saúde. Mas se ainda está em dúvida é melhor se informar mais e ter a certeza que essa é a melhor solução para o seu hospital, consultório médico, laboratório de análises clínicas ou clínicas médicas. Para começar, recomendamos a leitura do post no qual apresentamos os 4 motivos para apostar em cloud computing. Assim, quando (e se) resolver mudar seus dados para a nuvem, isso será feito de forma ainda mais segura.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do pacientegerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!