Assinatura Digital

10 recomendações que todo Gestor de Saúde deve considerar antes de investir em soluções de assinatura digital

A crescente adoção de soluções de assinatura digital no setor de Saúde pode ser atribuída à necessidade de eficiência administrativa e gerenciamento aprimorado de registros e dados. 

Além disso, novas legislações foram aprovadas em países ao redor do mundo, a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), está obrigando a proteção dos registros médicos digitais dos pacientes.

Estimulado pelas melhorias e benefícios econômicos, o setor de saúde está cada vez mais buscando por soluções de assinatura digital.

Com as soluções de assinatura digital, as empresas e profissionais de saúde podem ter vários benefícios. Para mencionar alguns deles:

Dessa forma, muitas soluções de assinatura digital passaram a ser oferecidas no mercado visando evitar falsificações e adulterações. Essa tecnologia fornece integridade de dados para que se possa provar que o documento não foi modificado. Além disso, providencia a autenticação necessária para identificar quem o assinou.

10 recomendações ao escolher solução de assinatura digital

Escolher a solução de assinatura digital certa para uma instituição de saúde pode ser um grande desafio. Pensando nisso fizemos uma lista com 10 recomendações que você deve considerar em sua decisão.

1. Usabilidade é o primeiro passo

Uma das principais características para se considerar ao escolher uma solução de assinatura digital é a facilidade de uso. Dessa forma, escolha um software que seja simples e intuitivo. Ou seja, procure alguma solução projetada para oferecer uma experiência positiva ao cliente cada vez que ele utilizá-la.

2. Verifique se a solução tem validade jurídica

Para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, bem como a realização de transações eletrônicas seguras, é necessário utilizar uma assinatura digital com seu respectivo certificado digital, proveniente sempre de uma fonte autorizada e confiável.

Dessa forma, ao escolher uma solução de assinatura digital é preciso verificar o suporte da ferramenta aos fatores técnicos capazes de garantir sua validade jurídica. Em suma, é preciso garantir características fundamentais de validade jurídica, não repúdio de autoria e integridade do conteúdo.

3. A validade jurídica garantida pelo ITI

Esta é um complemento da  recomendação anterior. Além de se preocupar com a validade jurídica, deve-se verificar se a solução é chancelada pelo ITI. Ou seja, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

O ITI é uma autarquia federal ligada à Casa Civil da Presidência da República. O instituto tem como missão principal manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — ICP-Brasil. Ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação compete a responsabilidade de ser a primeira autoridade da cadeia de certificação digital.

4. Experiência da empresa no desenvolvimento de projetos de certificação digital

Outro fator importante na escolha da solução de assinatura digital é o próprio fornecedor. Afinal, é preciso verificar sua experiência em projetos de certificação digital. 

Dessa forma você poderá observar se além da validade jurídica a solução também se adapta às necessidades da sua empresa. Lembrando que a assinatura digital é utilizada em diferentes segmentos do mercado e aplicada a variados processos de uso.

5. Verificar a possibilidade de integração entre a solução de assinatura digital e o seu sistema

Como dissemos anteriormente, assinaturas e certificados digitais já foram incorporados a diferentes processos e em diferentes segmentos. Ou seja, a solução de assinatura digital deve conseguir ser integrada aos sistemas internos, auxiliando no ciclo produtivo.

6. Comparar o volume de assinaturas da sua empresa com a capacidade da solução

Ter em mente as necessidades da empresa faz com que se tenha também os requisitos a serem atendidos pela solução de assinatura digital. E um dos pontos fundamentais é a capacidade de assinaturas suportada pelo software e o volume a ser usado pela empresa

Essa compatibilidade se torna fundamental na otimização dos investimentos a serem feitos pelas empresas na escolha da ferramenta.

7. Analisar quais atualizações ou adaptações serão necessárias para receber a solução de assinatura digital na empresa

Voltando a falar sobre capacidade de adaptação entre solução de assinatura digital e sistemas internos, vale analisar quais são os impactos na integração das soluções e suas futuras atualizações

Afinal, mudanças de requisitos ou correções de bugs costumam impactar diretamente a integração de softwares de diferentes fornecedores, comprometendo a execução de importantes atividades nas empresas.

8. Aceitação de clientes

Apesar de aparentemente ser um requisito ou uma demanda entre sua empresa e seus clientes, a solução de assinatura digital precisa se adaptar a situações em que uma das partes não aceite documentos assinados digitalmente. 

A ideia é fazer o tratamento de exceções de forma amigável aos usuários. Esse tratamento pode ser incorporado a um processo interno da empresa.

9. Pesquisar quais outros clientes a empresa fornecedora atende

Mais uma vez a experiência é levada em consideração nessa recomendação. A reputação no mercado se torna um requisito a ser verificado pelo comprador da solução de assinatura digital. 

Verifique se existem reclamações e a forma como elas são tratadas. Aproveite a experiência de outros clientes para fazer a sua escolha.

10. Analise o pós-vendas e suporte do fornecedor da solução

A última recomendação é muitas vezes ignorada por grande parte das empresas e isso pode causar uma grande dor de cabeça aos gestores.

Não basta atender a todas as recomendações descritas anteriormente se no momento mais crítico o fornecedor da solução de assinatura digital deixa sua empresa “na mão”. 

O suporte e pós-venda são fundamentais no tratamento de problemas e dúvidas dos usuários da solução.

Um solução de assinatura digital eficaz oferece maior segurança e proteção geral no setor de saúde

Ajudando os profissionais de saúde a atender a todas as necessidades de conformidade e políticas. Muitas soluções de assinatura digital estão disponíveis validando procedimentos e contratos, elas implementam protocolos de segurança superiores para permitir que o documento seja enviado, recebido e, posteriormente, armazenado em seus documentos eletrônicos.

Com uma solução de assinatura digital, todos os dados podem ser enviados para o sistema de back-end, permitindo o processamento e a recuperação de registros médicos eletrônicos de ponta a ponta com mais facilidade do que nunca. 

Ao usar a solução, os documentos agora estão coletando assinaturas digitais enquanto os autenticam por meio de qualquer dispositivo inteligente ou computador. 

Permitir que os profissionais de saúde se desloquem ou visitem um número maior de pacientes nos hospitais, ou em suas casas. Além disso, os documentos podem ser enviados para o sistema back-end do provedor de saúde automaticamente para armazenamento, o que fecha o ciclo e automatiza o processo completo de coleta de assinaturas e aprovações.

E-VAL Saúde, uma empresa do Grupo E-VAL

A E-VAL Saúde é uma empresa especializada em certificação digital, segurança da informação com foco em assinatura digital, autenticação e proteção de dados, em especial para assinatura digital de prontuários eletrônicos do paciente, gerenciamento eletrônico de documentos e demais documentos de seu hospital, operadora, laboratório ou clínica. A E-VAL Saúde tem mais de 10 anos de experiência no mercado da saúde.

Fale conosco, os especialistas da E-VAL Saúde terão o maior prazer em atendê-los, contribuindo para o desenvolvimento dos seus projetos e a melhoria contínua da segurança do seu hospital, operadora, laboratório ou clínica.

Até breve!